Se você leu o post anterior sobre como combinar cores e entendeu como usar o círculo cromático, agora para que a harmonia e a paleta de cores dê certo, você tem que definir as sensações que se quer obter no ambiente bem como as influencias na dimensão e luminosidade do local .
O que veremos aqui:
Sensações
As cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas, influenciando psicologicamente no estado de espírito, motivação e humor.
A questão é que a cor evoca emoção. Pense em lugares ou vistas que fazem você se sentir incrível e comece a perceber se há certas cores que você pode trazer para sua casa que vão lhe dar essas mesmas sensações.
Saiba Mais: Teoria das Cores na Decoração
Dimensão- harmonia e a paleta de cores
As cores também são ótimos recursos para passar a sensação de aumentar ou diminuir o tamanho do espaço.
Se o ambiente é muito estreito e comprido por exemplo, e você quer ele mais largo, tente pintar as paredes menores com uma cor mais escura do que as maiores. É ótima para alargar corredores.
Veja Mais: Como usar cores com contrastes na decoração
Luminosidade – harmonia e a paleta de cores
Depois que você definiu a atmosfera do ambiente, analise como é a luz natural nesse espaço. Porque com a luz natural e a artificial, você vai notar que ela potencializa ou inibi determinados tons.
Você já pensou em explorar mais as cores na decoração? Te garanto que tudo muda a partir do momento que a gente entende e aplica tudo isso ao decorar um ambiente! Quer aprender usando técnicas especializadas? Então você precisa desse Guia completo de cores que o IBDI preparou! Depois você me conta o que achou, e marque o @ibdioficial para compartilhar sua evolução!
harmonia e a paleta de cores