Os dez erros mais cometidos em jardinagem

Veja aqui neste post, os erros mais cometidos em Jardinagem!

1. Não fazer a drenagem

0 acumulo de água no fundo do vaso ou floreira pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que isto não ocorra, é preciso colocar na parte inferior do vaso, uma camada de argila expandida, cacos de telha ou pedriscos, até aproximadamente 1/6 da altura do recipiente. Cuidado para não tampar a saída da água.

2. Escolha do tamanho da planta

Quase sempre, quando se compra ou ganha uma planta, esta tem um porte pequeno. É muito comum as pessoas esquecerem que ela vai crescer e ocupar um certo espaço, e não hesitam em plantá-la em um vaso pequeno ou jardineira. Tal atitude pode gerar problemas futuros, tanto para a muda como para o dono. Procure informar-se sobre o tamanho que atingirá quando adulta, depois plante-a num espaço adequado.

3. Não preparar a terra

Para cada grupo de plantas existe um substrato ideal (terra preparada). Uns se desenvolvem melhor com terra arenosa, alguns com composto orgânico, e outros com terra argilosa. Essa informação pode ser obtida nas embalagens ou com profissionais da área. Para a maioria das plantas pode-se fazer a seguinte composição: 1/3 de terra comum de jardim + 1/3 de composto orgânico (húmus de minhoca, folhas decompostas, etc.) e + 1/3 de areia de construção. 0 excesso ou a falta de um desses componentes faz com que a água e os nutrientes necessários escoem muito rápido, prejudicando a absorção pela planta. Isto também provoca poças, restringindo os espaços para circulação de água e ar.

4. Quantidade de luz e água

Algumas plantas precisam de luz solar para sobreviver. Árvores, rosas e primaveras, por exemplo, devem ser plantadas em lugares bem iluminados. Já o lírio-da-paz e as samambaias preferem locais com claridade, mas sem sol forte. É importante respeitar as necessidades de luz de cada planta, pois isso está relacionado ao seu habitat natural. Se não receberem a quantidade adequada de luz, as plantas podem ficar danificadas e não crescer como esperado.

As plantas também têm necessidades diferentes quando se trata de água. Algumas precisam de solo mais úmido, enquanto outras preferem solo mais seco. É melhor errar na falta de água do que no excesso, pois a maioria das plantas pode se recuperar se ficar sem água por um curto período e for regada posteriormente. Porém, o excesso de água pode apodrecer as raízes e causar danos irreversíveis à planta. Portanto, é importante equilibrar a quantidade de água de acordo com as necessidades específicas de cada espécie.

Veja mais: Como manter plantas saudáveis

5. Mistura de espécies com necessidades diferentes

Conforme os itens anteriores, as plantas precisam de diferentes quantidades e tipos de luz, água e substrato. Portanto, se misturadas, o resultado pode ser um jardim desequilibrado. É importante selecionar espécies compatíveis em um mesmo jardim.

6. Espaçamento para o plantio

As plantas crescem para cima e para os lados. Não é difícil encontrar um canteiro com elementos agrupados. Além de ocorrer uma competição entre as plantas, esteticamente, o jardim fica muito poluído.

7. Uso excessivo de adubo

Na natureza, as plantas recebem nutrientes dos restos de folhas e animais. Mas quando as plantas estão em ambientes artificiais, como em uma casa, precisamos fornecer adubos orgânicos e minerais para suprir suas necessidades. É importante seguir as instruções da embalagem corretamente, pois o excesso desses produtos pode prejudicar e até matar a planta. Uma recomendação comum é usar uma colher de café para um vaso pequeno, mas muitas pessoas exageram na dose achando que essa quantidade é insuficiente.

8. Desconhecimento do ciclo de vida das plantas

Algumas espécies são caducifóIias, isto é, perdem as folhas em determinadas épocas do ano e, muitas vezes, sem saber desta informação, as pessoas acham que as plantas estão mortas e as arrancam. Este é o caso dos ipês.

9. Aparar quando necessário

Há muitas plantas que precisam de suporte para crescerem, algumas se enrolam em fios, outras em árvores e treliças. A maioria árvores (mudas) precisa ser tutorada para direcionar seu crescimento.

10. Poda incorreta

A poda é um artifício inventado pelo homem, não existe espontaneamente na natureza. Quando se quer aumentar a produção de flores, frutos ou fazer uma cerca viva, normalmente, é feita a poda. Porém, é importante que a tarefa seja executada corretamente para não desfigurar a planta e não machucá-la Existem técnicas certas e cicatrizantes que impedem o ataque de microorganismos após a poda. 0 ideal é procurar ajuda de um especialista.

(Fonte de pesquisa: Bióloga Assucena Tupiassú)

Quero saber mais!

Você quer dominar as técnicas de paisagismo e tornar o seu espaço- ou de seus cliente- mais bonitos com ajuda das plantas e elementos auxiliares? Então olha isso:

curso de paisagismo
Eu quero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =