Um jardim, seja grande ou pequeno, precisa de canteiros para organizar as plantas e os acessos por onde vamos andar e apreciar as plantas. Siga estas diretrizes de como montar canteiros no jardim, e você terá um ótimo começo.
O que veremos aqui:
Vegetação
Os canteiros podem ter uma ou mais espécies vegetais. Talvez você prefira canteiros somente em tom de verde, ou então, misturar mais de uma espécie vegetal, como azaléia e maria-sem-vergonha ou helicônia e antúrio. Nesse caso, é importante pensar na combinação das plantas e na adaptação dessas espécies no local escolhido (principalmente no que se refere à quantidade de sol que vão receber).
Espaço, tamanho e forma
Antes de tudo, escolha o espaço do seu jardim que irá acomodar o canteiro. Em seguida, estabeleça o tamanho e a forma que pretende dar a ele. De modo geral, existem dois tipos principais de canteiros:
- os que predominam formas onduladas ou curvilíneas
- ou espaços geométricos com formas rígidas.
Distanciamento e tamanho
Ao montar um canteiro, preste atenção no distanciamento entre as espécies plantadas. Informe-se sobre o tamanho que as mudas atingirão quando chegarem à idade adulta e plante-as distantes entre si. Assim, você evita que as plantas “briguem” futuramente pelo espaço ou que fiquem espremidas umas nas outras.
Hierarquia
Mantenha as espécies de grande porte atrás das menores. Também não plante espécies que precisam de sol atrás das plantas que, com o tempo, cresçam e formem sombras sobre elas.
Veja Mais: Como escolher as plantas para o jardim
Limitador de jardim
Para demarcar a área de canteiros, existem delimitadores de borracha que separa o gramado- ou outras partes – do jardim.
Passo a passo como montar um canteiro no jardim
Adubação
Na ocasião do plantio, as mudas são rigorosamente adubadas com compostos orgânicos que possuem duradouro efeito fertilizante por mais de 4 meses. Entretanto, após este período recomenda-se repetir a adubação com composto orgânico nas seguintes dosagens:
- canteiros: 1 a 3 kg/m2 + farinha de ossos ou NPK.
- mudas de arbustos e árvores: 3 a 8 kg/ muda
- vasos e floreiras: 2kg/m2 + adubo líquido (na irrigação a cada 30 dias).
- gramados: 1kg/m2 + 10 a 20 g/m2 de uréia
Mantenha uma valeta de 5cm largura em volta dos canteiros para evitar que a grama invada os canteiros e dificulte na hora do corte. Já para as árvores e arbustos deixe uns 50 cm de diâmetro em volta do tronco com folhas secas e adubo orgânico, pois senão, a grama pode sufocar as raízes das árvores.
Irrigação dos canteiros
Em canteiros, vasos e floreiras recém plantados, não descuide das regas durante as primeiras semanas. Molhe mais quando estão debaixo de beirais de telhado, e menos em locais mais sombreados (voltado ao lado SUL).
Espécies suculentas e cactáceas, deve-se molhar menos.
Verão/Primavera: Molhe todos os dias não chuvosos (molhar de manhã e/ou no final do dia).
Outono/Inverno: Molhe a cada 2-3 dias sem chuva.
Pragas
Pragas e moléstias podem dizimar algumas mudas como formigas, pulgões, lagartas, cochonilhas, grilos e lesmas. Para as formigas use iscas granuladas. As demais, em caso de ataque localizados, remova os insetos e retire os ramos afetados. Em casos de maior infestação aplique agrotóxico específico encontrados em agropecuárias e casas do ramo.
Replantio das mudas
Replante as mudas nos canteiros com flores de estação (anuais) conforme a época do ano:
No primeiro ano eu costumo plantar mais flores anuais junto com as plantas perenes para preencher espaços vazios. Assim, dá um maior colorido nos primeiros meses, e a cada replantio a quantidade de flores a ser plantada será menor ou nula. Após 2 ou 3 anos, algumas plantas perenes necessitam ser replantadas para ficarem mais bonitas, reaproveitando as próprias mudas dos canteiros, como lírios, capim azul, gazânia, bulbine, etc…
Guia de Plantas
Escolhidas as espécies para o plantio, então veja este > Guia Plantas para Canteiros<, atente para o porte dos exemplares.
como montar um canteiro no jardim
Poda
É normal, após um período de 3 a 5 anos, a necessidade de remoção de plantas que tenham desenvolvido demais e estão prejudicando o pleno crescimento de outras.
Pode a vegetação somente nos seguinte casos:
- ramos e galhos secos (mortos) ou afetados por doenças e pragas;
- ramos atrapalhando a circulação, visão ou outras plantas;
- brotos laterais de árvores na calçada;
- estimular o rebrote ou floração de algumas espécies.
Agora, encontre inspirações antes de ir para o centro de jardinagem e mantenha o controle de suas ideias.
Quer saber como compor jardins como um paisagista? Para ter um jardim ou espaço verde fascinante e funcional, eu recomendo o curso de paisagismo do @ibdioficial. Assim, com certeza, é possível ter a decoração de jardim dos sonhos: bonito, vistoso e muito bem planejado!
Agora, se a sua intensão é também atuar na área como paisagista profissional, então minha recomendação é este PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PAISAGISMO. Você aprenderá tudo o que precisa para projetar áreas externas com a maestria necessária, sem frustrações, sem dor de cabeça! E em pouco meses, receberá o Diploma podendo registrar-se ao CFT para exercer nesta área profissionalmente.