É fácil obtermos “novos ares” em nossa casa, basta trocar as almofadas! É sim verdade que uma combinação de tecidos e cores dão ao espaço uma sensação totalmente diferente, porém com tantos modelos, tamanhos, estampas, cores e texturas, o processo de escolher a melhor para o ambiente que queremos decorar pode ficar confuso! Bem, eu quero facilitar as coisas para você.
Então, veja aqui neste guia como usar as almofadas na decoração do seu espaço de forma assertiva.
O que veremos aqui:
Princípios Básicos
Faça um arranjo simétrico, seja no sofá ou na cama. Quando você coloca almofadas de diferentes tecidos e cores, a composição pode parecer bagunçada. Por isso, se você colocá-las de forma simétrica, você passa uma sensação de ambiente organizado.
Uma estampa neutra, uma estampa colorida e uma lisa de tom forte. Essa, portanto, é uma fórmula básica que ajudará você nas escolhas. Outra maneira seria uma estampa pequena, uma estampa grande, e uma lisa. As estampas grandes geralmente estão nas almofadas maiores ou na almofada que fica na frente e no centro, pois essa estampa normalmente define o tom não apenas para o arranjo das almofadas, mas para o resto do ambiente. Mantas e xales funcionam bem assim como também as estampas pequenas e simples.
Embora decorativas, a função das almofadas é adicionar conforto no ambiente. No entanto se você exagerar na quantidade, elas acabam gerando incômodo. E esta não é a situação que você deseja criar não é mesmo?
Tecidos, cores, estampas e padronagens:
Depois de seguir esses princípios básicos, você estará pronto para escolher os tecidos! Essa é a parte divertida, mas também o momento em que nos tornamos mais confusos. Existem tantas opções! Então, para saber como usar almofadas na decoração, você também deve considerar o ESTILO que deseja criar em sua casa.
Se o seu ambiente já possui muitas padronagens, como um sofá colorido, cortinas ou um tapete vibrante então, use almofadas em tons neutros. Já se você realmente gosta de cores, mas não quer usá-las em peças grandes (como o sofá ou poltronas), use cores vibrantes nas almofadas.
Aqui nesta composição abaixo temos várias cores vibrantes, tornando a aparência geral mais dramática. Individualmente, elas são bonitas, mas juntas elas realmente energizam!al
Veja Mais: Tutorial – Como decorar ambientes com cores
Neutro com texturas
Mesmo se você quiser manter no ambiente uma paleta de cores neutras (que são as cores que puxam para o acinzentado e pastéis), ainda poderá usar algumas almofadas estampadas para dar textura e padrão ao seu espaço.
Encontrando a peça inspiração
Se você está começando do zero, encontre um tecido, uma obra de arte ou um acessório que seja o seu ponto de partida. Por exemplo, eu escolhi a planta e o tapete e deixei inspirar o resto do espaço. A almofada verde escura e a marrom em tons lisos e sólidos trazem um impacto harmonioso para o sofá e para o ambiente!
Saiba Mais: Como trabalhar com centros de interesse- princípios básicos da decoração de ambientes.
Uma almofada de cor lisa e vibrante quando bem colocada, pode virar um ponto focal no seu sofá ou sua cama. O marrom vibrante da almofada da imagem acima se destaca, apesar de haver outras estampas e cores ali. Uma almofada lisa vibrante pode parecer sem graça quando existem tantas padronagens, mas quando está no lugar certo, pode realmente enaltecer uma paleta de cores sóbrias.
Uma cor, três padronagens
Caso você queira um conjunto de almofadas em uma única cor, você pode escolher três estampas e texturas de tecidos diferentes. A chave básica aqui é o equilíbrio. Então, quando você estiver montando tecidos diferentes da mesma cor, pergunte a si mesmo: “essas estampas dão uma padronagem equilibrada?” Mais sobre como combinar estampas > aqui<
Simples, mas refrescante, com cores análogas
Se você gosta de cores, mas deseja uma composição de almofadas que não sejam muito fortes, escolha cores próximas umas das outras na roda de cores ou cores análogas. Essas são cores que têm muito em comum, mas são diferentes, o que resulta em uma paleta de cores mais silenciosa e requintada.
Mudar com pouco esforço
Para dar uma nova vida a algum cômodo da sua casa com pouco esforço, use almofadas lizas em uma cor arrojada. Puxe essa cor de outros padrões existentes nas peças estofadas ou nos acessórios e, em seguida, use-a em pontos no restante do ambiente.
Aproveite estas dicas de como usar as almofadas na decoração. Muitas pessoas as veem como “apenas mais um acessório”, mas são tão versáteis que se tornam uma das primeiras peças que devemos utilizar para criar a atmosfera perfeita.
Que tal ir mais longe e aprender a decorar do zero? Acesse o guia prático completo do @ibdioficial abaixo: