“Minha mãe mandou eu escolher esse daqui, mas como eu sou teimoso, eu escolho este daqui”. É assim que você escolhe o material que vai utilizar na cozinha? MÁRMORE, GRANILITE, QUARTZO, GRANITO ou DEKTON? Inúmeras opções de materiais para fazer a bancada de uma cozinha, mas cada uma delas tem sua particularidade e saber escolher a correta, facilitará o uso diário.
Outro fator importante na escolha desses materiais é o fato da durabilidade. Como a bancada de cozinha é muito utilizada para preparar alimentos, podem acontecer de manchar. Mas como escolher o correto para o projeto? Vou te mostrar!
O que veremos aqui:
Mármore
Começamos com o MÁRMORE, que é um mineral mais “mole” que o granito, ou seja o seu índice de dureza é mais baixo. Ele é mais poroso e se deforma com mais facilidade, e também absorve gordura e mancha com uma certa facilidade o que faz dele uma opção que você tem que cuidar mais na hora de utilizar nas bancadas.
Granilite
O GRANILITE é uma base cimentícia de areia, água e cimento branco. O processo recebe grânulos de minerais (quartzo, granito, mármore, vidro, etc).
Essa técnica é uma das maiores tendências do mundo do design de interiores e da arquitetura e o mais engraçado é que ela foi muito utilizada em meados do século passado. Voltou com tudo!
Não se deforma e não absorve água, fazendo dela uma ótima opção para utilizar na bancada, sem contar que é linda né?
Veja Mais: Leia isso antes de desenvolver projeto de móveis
Quartzo
Outra ótima opção é o QUARTZO, pela sua dureza. Ele é fabricado a partir de quartzo natural com pequenas quantidade de vidro. Muitas vezes recebem também, partículas metálicas para criar lindas variedades. Não poroso, fácil de limpar e resistente a manchas! Uma linda bancada de quartzo sempre irá trazer muita personalidade a cozinha. Então se é isso que seu projeto precisa, já sabe o que escolher!
Granito
Ah o GRANITO, tão lindooooo! Um dos materiais mais resistentes para utilizar na bancada da pia da cozinha. É uma rocha dura mas que também requer um cuidado com o manuseio para ter sua durabilidade otimizada. A criatividade é o limite. Ele pode ser utilizado, inclusive, como piso de espaços com tráfego intenso.
Dekton
E por último mas não menos importante temos o DEKTON. Ele deixará o espaço ÚNICO. Permite instalações de peças de grande formato, sem cortes, sem uniões e com a beleza de uma superfície uniforme. Resistente e sofisticado, ele dá um toque agradável além de ter alta resistência às manchas, riscos, fogo e calor.
Ficou mais fácil? Minha DICA DE OURO é:
Faça uma visita técnica nas lojas, olhe cada material e peça pelos seus “TIPOS”, pois cada um possui vários tipos, o que vai ampliar ainda mais as suas opções na hora da escolha.
Então, quer aprender mais sobre acabamentos e aonde usar cada um deles? No Curso de Projeto de móveis do @ibdioficial eles falam tudo sobre detalhamento a nível de execução: planta baixa, vistas, cortes e detalhes, aplicar os materiais, apresentar detalhes específicos realizar o programa de necessidades e projetar de maneira que o executor entenda todo o projeto!
Link permanente
Vou reformar minha cozinha e tenho muitas dúvidas. Não conhecia o Dekton e o Granilite.
Achei as dicas muito boa e me ajudou muito a entender.
Parabéns.