COMO PLANEJAR COZINHAS
Então, antes de você pensar em escolher os móveis para a cozinha, você precisa se certificar que eles estão bem dimensionados para o espaço, e que as circulações sejam preservadas! Se você não sabe isso, não tem problema. Porque você pode acessar o e-book – Aprenda a planejar cada cômodo da casa, tipo imediato! Através dele você aprenderá a planejar com mais eficiência e segurança.
Bom, essa é uma cozinha legal de explicar porque ela é grande, tem um espaço para mesa de refeições e de primeira, já quero te trazer uma questão para você. Onde colocar a mesa de refeições?!
PONTOS A CONSIDERAR:
Neste caso, primeiro é necessário definir as zonas do espaço e as atividades que ocorrerão nessas zonas.
Aí, definida as zonas, você pode optar por uma mesa regular ou então em ilha, ou península. Veja como funciona cada uma delas:
E qual a passagem que deve se considerar? Não dá para ficar se esbarrando. As flechas mostram a circulação, e como as pessoas se movem no espaço. E veja as medidas de circulação desta cozinha.
Na hora de selecionar a mesa de jantar, considere um espaço mínimo de 60cm por pessoa, na largura. A profundidade da mesa deve permitir acomodar o prato e o serviço, ou seja, não menos que 40cm, por pessoa. Então, para que uma pessoa sente em frente à outra, a mesa deve ter, no mínimo, 80cm de profundidade.
Um bom jeito de iluminar cozinhas é usar vários pontos de luz. O principal é centralizado geralmente feito com painel de led. Sobre a bancada de trabalho use iluminação dirigida, que pode ser fita led.
Nesta cozinha os pontos de luz são de mesma tonalidade, assim não cria o contraste que faz a cozinha parecer muito fria e separada dos demais ambientes da casa.
Quanto a iluminação na mesa de jantar, a escolha da luminária deve enfatizar a decoração e valorizar a sensação de bem estar, podendo usar um lustre ou pendente sobre a mesa. Então, defina junto ao estilo adotado.
Veja Mais: Como fazer um projeto de iluminação
Viu só quantos detalhes envolvem o projeto de um ambiente?
Eu acredito que a gente cresce estudando, aplicando na prática e compartilhando conhecimentos!
Pontuei aqui apenas 5 dicas básicas sobre o planejamento de uma cozinha, para despertar em você o interesse em detalhes e, falei um pouco sobre a importância deles, para um bom projeto e, para uma obra sem “surpresas”.
Mas, você pode (e deve) ir muito mais além!
Já pensou em aprender a planejar cada ambiente através do e- Book- Aprenda a planejar cada cômodo da casa? São 44 páginas super ilustradas, com muitos detalhes que com certeza irão te ajudar a planejar com mais agilidade e confiança! Clica no botão abaixo e confere esse material super especial do ibdi.
E ainda, você quer aprender mais sobre detalhamento de móveis de cozinha? Então veja o Curso de Projeto de móveis do @ibdioficial onde eles falam tudo sobre detalhamento a nível de execução: planta baixa, vistas, cortes e detalhes, aplicar os materiais, apresentar detalhes específicos realizar o programa de necessidades e projetar de maneira que o executor entenda todo o projeto!